terça-feira, 8 de novembro de 2011

Da consulta de hoje

Conversei um bocado com a médica e depois ela fez-me uma ecografia, onde detectou o que aparenta ser SOP (síndrome de ovários policísticos), estou no dia 16º do ciclo e tinha os ovários cheios de folículos de tamanho médio, ora por esta altura apenas um se deveria destacar. Então o que parece estar a acontecer é que talvez eu não esteja a ovular. Fiquei surpreendida porque como tenho ciclos regulares nunca pensei que este pudesse ser o problema, pensei que sem ovulação não haveria menstruação. (isto só me ocorreu depois da consulta, então não cheguei a perguntar) Comparámos até com uma ecografia de há alguns meses e na altura não era visível, acho que quanto mais tempo fico sem a pílula, mais se vai agravando. Eu tenho usado os testes de ovulação e embora tenha conseguido a 2ª risquinha quase todos os meses, ela é sempre mais clarinha que a de controlo, eu sempre pensei que era porque eu não cumpria à risca os pressupostos dos testes, mas se calhar é porque eu não chego realmente a ovular. Receitou-me o Ovusitol em dose reforçada e dois exames ao sangue: no 3º dia do ciclo (beta, prolactina, hormona FSH e hormana LH) e no 23º dia do ciclo (progesterona). Isto para confirmar a ocorrência ou não da ovulação, ela não quis receitar logo o Dufine para evitar a hiperestimulação. Ao Z. passou-lhe um espermograma, embora me tenha perguntado primeiro se ele estava disposto a ser examinado, acho que é ainda uma situação muito sensível para os meninos. Mas temos que saber se existe algum problema não é?
Disse-me que só uma paciente dela tinha engravidado apenas com o Ovusitol, mas que a colega estava a ter bons resultados. Agora tomo até lá ir novamente, que pode ser quando tiver o resultado das análises ou em Janeiro, como eu achar melhor.
Não me sinto feliz por ter um problema, obviamente, mas devo dizer que me sinto melhor por ter uma razão para esta espera e por sentir que estamos a fazer algo para o resolver, do que "só" treinar e esperar. Enfim, acho que é típico da mente humana precisar de uma razão para tudo.

Agora o meu lema é "Ovusitol duas vezes ao dia, nem sabe o bem que lhe fazia!".

5 comentários:

  1. Parece que partilhámos o mesmo problema :(
    Que tenhas melhor sorte!

    ResponderEliminar
  2. Bom pelo menos já sabem por onde começar e o que pode estar a dificultar o vosso sonho, mas gosto da forma como encaras a situação, ou disfarças bem a desilusão e a tristeza ou consegues mesmo mostrar que apesar de tudo há sempre esperança e é sempre possível e é assim que deves ser pois ultrapassas tudo muito melhor.

    Beijinho grande e força que tudo se vai resolver.

    ResponderEliminar
  3. Conhecer o problema já é meio caminho andado! Porque assim, sabem as soluções que têm à disposição.
    Espero que corra tudo bem :)

    ResponderEliminar
  4. Só o facto de se compreender a razão da espera já ajuda bastante em termos psicológicos. Sabendo com o que se está a lidar e o que fazer para o resolver é só seguir em frente!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar