segunda-feira, 4 de março de 2013




Depois de algumas noites de sono, conversas com o marido, (que me está a surpreender pela maneira como superou rapidamente este contratempo e agora está mais motivado e disposto que nunca, o que for necessário, da maneira que tiver de ser) e conversas com os meus pais, que na sua infinita sabedoria, sabem sempre o que dizer

O meu pai foi mais para o colinho, enxugar as lágrimas e prometer-me que vai correr tudo bem, a minha mãe foi mais dura, relembrou-me que a vida nos faz passar pelas coisas porque todos temos lições a aprender, existe algo em nós que deve ser mudado ou melhorado. Continuo a ter demasiada dificuldade em pedir ajuda e quando o faço, tenho relutância em aceitar os conselhos alheios se forem diferentes daquilo que eu penso. Vivo em ansiedade e viver em ansiedade é não estar no presente, vivo em função do futuro e de expectativas que crio, é uma desilusão constante. Preciso viver mais para mim e de uma forma mais saudável.
Tenho uma mãe incrível ou quê?

Eu percebo e aceito tudo isto, mas depois não consigo interiorizar. Faço algumas mudanças, mas depois volto ao mesmo registo de sempre.
Por isso, também por conselho da minha mãe, acho que vou procurar ajuda. Não sabem o que me custa escrever isto, falar com um psicólogo acho que é a situação mais longe da minha zona de conforto que posso imaginar. Mas acho que devo experimentar, se me ajudar, ótimo, se não gostar, pelo menos tentei. O importante é sentir-me melhor e mais forte para enfrentar tudo o que aí vem.

6 comentários:

  1. Se for um bom profissional, garanto-te que ajuda. Sou um pouco como tu. Por outras razões que não esta- esta surgiu depois- fui obrigada a consultar um psicoterapeuta. Adoro-a e sinto que progredi em muitas coisas. nisto da maternidade, tem-me ajudado a aceitar tudo o que vai acontecendo - ou melhor - o que não vai acontecendo.

    Aconselho vivamente, mas acho que te deves aconselhar procurando um bom profissional. Quem tem dificuldade em falar, se não encontrar alguém dispoto verddeiramente a ouvir do outro lado, vai sentir-se desamparado.


    beijinho e que consideres isso uma evolução e não um retrocesso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Alice.
      Eu acho que a minha dificuldade em lidar com os meus problemas já vem de trás, mas agora com esta situação da infertilidade está pior.
      Também sei que um bom profissional faz toda a diferença, espero também ter sorte aí.
      Um beijinho grande.

      Eliminar
  2. Provavelmente defeito de formação (sou psicóloga, ainda que organizacional), acredito que todos temos situações que temos de resolver, e precisamos normalmente de um olhar exterior, mais exterior que o da nossa familia e amigos, dado que o amor que nos têm e o facto de também sabermos os seus "podres" distorce o processo de uma forma ou de outra.
    Assim sendo, durante o período do meu curso decidi que não devia expor-me a lidar com pessoas sem antes "lidar comigo" e fiz psicoterapia. Tenho que ser sincera, acho que não encontrei a melhor profissional e definitivamente a coisa não correu como eu imaginava, mas ainda assim foi o melhor que fiz. Ajudou-me a desbloquear situações, nem eu sei bem como, mas deixou-me pronta para o desafio e desenvolvimento pessoal que se seguiu pouco depois.
    Aconselho sempre e vivamente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo teu olhar exterior (e profissional já agora ;) ), acho que tens toda a razão.
      É preciso alguma coragem para assumir que precisamos de ajuda e eu ainda estou numa luta mental para não mudar de ideias, mas no fundo sei que vai ser bom.
      Um beijinho grande

      Eliminar
  3. Apesar de ser um post muito sentido e que se nota na profundeza das tuas palavras é um post lindo.
    "Vivo em ansiedade e viver em ansiedade é não estar no presente..." Lindo e verdadeiro.
    Força para a frente é o caminho.
    Bjinhos

    ResponderEliminar