quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Mais uma que passou, menos uma que falta

Comecei à umas semanas o Curso de Preparação para o Nascimento no centro de saúde de Faro. Não posso ser mais elogiosa, estou a gostar muito! Desde os profissionais aos temas abordados, acho que está mesmo bem pensado e ajuda imenso na ansiedade do desconhecido que envolve o parto e o bebé. 

Gosto porque partilho a ideologia principal falada: a mulher foi feita para dar à luz (não no sentido redutor da coisa, fomos feitas para muito mais também), acho que nos últimos anos se foi criando a ideia de que não o sabemos fazer e que não vamos conseguir. Instala-se o medo da dor, de sermos inaptas, entrega-se tudo na mão dos médicos, optando muitas vezes por cesarianas sem que haja justificação médica. Cada mulher sabe de si, claro, não me cabe a mim criticar porque não sei o que me espera. Mas é muito giro ver como a natureza criou este processo e ás vezes coisas que não percebia porque tinham que ser assim difíceis, têm um objetivo, algo que vai ajudar o bebé em algum sentido.

São explicados todas as etapas normais e esperadas do trabalho de parto, a parte física e psicológica, sem paninhos quentes. Vai ser longo, vai ser cansativo e vai doer, mas a recompensa vai ser maior do que possamos imaginar. O marido tem ido às sessões que falam do nascimento em si, simulamos o trabalho de parto enquanto o enfermeiro repete vezes sem fim "mais uma que passou, menos uma que falta", referindo-se às contrações. Entre os dois, alguém se há-de lembrar das respirações, das posições e, mais importante, de manter a calma. Espero eu...



Sem comentários:

Enviar um comentário