Acabei por não vir aqui contar da última consulta, à cerca de duas semanas.
Peso mais 9kg (ainda não levei nenhum raspanete, mas já não deve faltar muito...), eu que queria ficar perto dos 10kg para a gravidez toda, já percebi que vai ser impossível. Eu já gosto de comer, agora o apetite está um bocadinho mais descontrolado e eu vou tentando manter-me entre comer tudo o que me apetece e viver angustiada pelos apetites não satisfeitos, mas é difícil.
Não tenho nenhuma foto do Samuel para mostrar, já voltámos aquela fase em que não percebemos quase nada das ecografias. Ele está grande demais para aparecer todo no ecrã, então vimo-lo aos bocados, e sinceramente é difícil perceber o que estamos a ver. Embora a médica vá sempre dizendo o que é e se estamos a ver também e nós a dizer uns sins muito pouco convincentes. Está tudo bem e é só isso que preciso de saber.
Mas gostei muito de ver a carinha dele, pela primeira vez vi-lhe os olhinhos, em vez de dois buracos negros. Embora ele esteja de olhos fechados, na eco parecia que estava a olhar para nós. :)
Estava com cerca de 1kg e 30 e poucos cms. E estava de cabeça para baixo, o que ainda pode mudar, mas se ficasse já assim é que era bom.
A médica perguntou-me se sentia contrações, que seria a barriga mais dura e dores tipo as da menstruação, eu acho que não, pelo menos as duas coisas ao mesmo tempo não dei por isso, mas tenho andado mais atenta.
Entretanto já fui ao centro de saúde dar a injeção de Imunoglobulina Anti-D (Rh).
Já vou sentindo o "peso" da gravidez, canso-me a subir escadas e ao final do dia a barriga fica mais contraída e sinto-me um bocado desconfortável sentada à secretária. À noite só quero chegar a casa, jantar e caminha. Nestas alturas invejo quem tem um marido que saiba cozinhar.
Na realidade o único problema mais sério que tenho tido nesta gravidez é a candidíase, sei que é normal porque o sistema imunitário está em baixo, mas a minha já se tornou crônica... Faço o tratamento e algumas semanas depois ela volta. É a médica que me receita a medicação (e já experimentamos diferentes marcas), que como é de aplicação local não deverá ter efeitos sobre o feto, mas sinceramente não me sinto nada confortável em fazê-la tantas vezes. Tento tentado de tudo, roupa menos apertada e de algodão, muitos iogurtes naturais, diferentes produtos de higiene íntima, usar as toalhas só uma vez, dormir sem cuecas, mas nada parece fazer diferença. para além do meu próprio desconforto e dos efeitos secundários da medicação, há ainda o risco de contagiar o baby na altura do parto, é uma chatice pegada... Agora vou experimentar um remédio caseiro com vinagre diluído em água para ver se evito a medicação, a ver vamos se resulta.