quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Dizem que as grávidas ficam muito emotivas (leia-se choronas) por causa das hormonas, não sei se ainda é cedo para isso ou se sou a excepção, mas não notei diferença. E eu que sou de lágrima fácil, não chorava desde que soube que estava grávida, nem nas ecografias nem nada. 
Até ontem.

O nome estava escolhido por mim há muito, muito tempo
Antes que a médica confirmasse aquilo que já sabíamos, antes sequer de estar grávida. 
Não foi fácil convencer o meu marido, que tinha uma série de outras opções mas eu só tinha esta e expliquei-lhe o melhor que pude que eu sentia que era este o nome certo.

Depois de escolhido, tornou-se um segredo só nosso, a três.

Este fim de semana acabámos por contar aos meus pais, contei porque tive medo que o meu marido explodisse por não poder contar! Já vos disse que ele deixou de saber guardar segredos, não disse?

Eu sabia que era um nome bíblico, mas não sabia a história. Ontem o meu marido foi pesquisar isso mesmo na internet e encontrou isto.

Não consegui ficar indiferente, muito menos impedir as lágrimas de rolarem cara abaixo. Achei tão bonita a história, tão nossa. 
O meu menino, tão esperado e desejado, o meu Samuel.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

16 semanas

A consulta da semana passada correu muito bem! Tudo normal e evoluir bem com o bebé e as minhas análises também estão normais.

Já não restam dúvidas que vamos ter um menino!


É tão bom vê-lo, como ainda não o sinto, o tempo entre consultas gera sempre alguma preocupação.

Na semana passada, depois de um dia inteiro com as calças desabotoadas no escritório (muito profissional da minha parte!), decidi que era melhor comprar roupa adequada. As minhas calças servem-me, mas estar sentada com elas tornou-se desconfortável com a maioria. 
Não encontrei muita escolha, acabei por me decidir pela Vertbaudet que tem preços muito acessíveis. Encomendei dois pares de calças e um mini-pijaminha tão fofinho!
Não pensei que fosse precisar de roupa tão cedo, mas ando muito mais confortável!


terça-feira, 22 de outubro de 2013

Os avós



Obviamente que sabia que os meus pais ficariam felizes com esta gravidez, afinal foram os nossos maiores apoiantes nesta luta, mas nunca pensei que o entusiasmo seria tão grande!

O meu pai faz uma festa cada vez que me vê, ele é sorrisos e perguntas e festas na barriga, mesmo quando ela ainda nem se notava. 
A minha mãe, que acho que não pegava em uma agulha desde que o meu irmão nasceu, já tricotou dois pares de botinhas e este fim de semana fomos a uma retrosaria escolher tecidos para lençóis. Acabamos por comprar em tons de azul, mesmo sem confirmação do sexo, e também não temos berço nem carrinho, mas estimamos as medidas... São pormenores que agora não interessam nada!lol! Adoro coisas feitas à mão, então sou a primeira a incentivar esta iniciativa dela. Não sabia que também se usavam lençóis no ovinho, mas não dei parte fraca, assim como não me descaí quando ela disse que o tecido era muito bom e facilitava imenso quando fosse passar a ferro. Não passo os meus e também não acho que vá passar os do rebento, mas Claro que sim, claro

Eu que sou um bocadinho menos prendada ambiciosa nos projetos manuais, trouxe duas fraldinhas de pano com uns quadradinhos para bordar em ponto cruz. Logo mostro a resultado.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Nós por cá - 15 semanas

Olá, o meu nome é Cristina e há 3 meses que não bebo Coca-Cola.

Mais uma das fatalidades desta gravidez, junto com o saudoso café, que não posso nem com o cheiro

Acho que finalmente estou melhor dos enjoos, não passaram completamente, mas agora é mais o estômago que continua muito sensível, ao invés daqueles enjoos sem motivo nenhum.

Também nunca tive apetites estranhos ou apetecer-me coisas que antes não gostava. Quanto muito estou mais gulosa, o que já não é pouco, porque nem sempre me consigo controlar. Ás vezes é uma comida que já não como há muito tempo (é de uma satisfação celestial quando finalmente a como, é incrível), ás vezes são coisas menos simpáticas, como gomas ou batatas fritas...
Tenho tido alguma azia, mas leve.

A barriga já é visível se a roupa for mais justa, mas ainda não sinto os movimentos do piqueno. Acho que é cedo para isso...
O peso esse, é mais ou menos o mesmo, o que no meu caso é ótimo porque estava acima do desejado. É o lado bom dos enjoos! 

Chego ao início da noite cheia de sono, caio na cama e não levo dois minutos a deixar-me dormir, mas depois acordo pelas 5h/6h para ir à casa de banho e depois já não durmo... A parte do acordar percebo que tenha a ver com a gravidez, a bexiga vai ficando mais apertadinha, mas o não dormir é que não sei se é da gravidez se é da minha mania de inventar preocupações... Penso no futuro, penso no trabalho, no que me esqueci, nas chatices que estão por resolver, em como será quando for de licença... É terreno fértil quando estamos no silêncio e no escuro.

Mas sou mais feliz e o resto não importa. :)

Hoje fui fazer as análises que a médica passou e 5ªf temos a consulta dos 4 meses.


quarta-feira, 9 de outubro de 2013

As primeiras compras

As primeiras compras foram para mim, ah que bela mãe que vou ser!!

A primeira foi este livro:

what to expect when you're expecting

Comprei a versão em inglês porque encontrei-o em 2ª mão a um preço muito camarada. Tive algum receio de ser muito técnico e depois não perceber nada, mas lê-se muito bem. Ainda vou bastante atrasada, mas o sono acaba por dar conta de mim. De qualquer forma estou a gostar bastante, é muito prático.

A segunda foram uns sutiãs de gravidez/amamentação em promoção. Não é que os outros não me sirvam, mas ao final do dia já me sentia um pouco apertada e estes são mais confortáveis. Já que ia comprar, achei melhor que dessem para as duas fases. Embora tenha sido surreal ver-me ao espelho a mexer naquela parte da frente que baixa e pensar que, se tudo correr bem, vai estar ali uma criancinha agarrada...

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

A apresentação

A nossa criancinha

6ªf correu tudo muito bem, felizmente!! A ecografia foi longa, mas todas as medições estão dentro do normal e vimos a criancinha de todos os ângulos possíveis. Viemos para casa com uma foto 3D, que não sei se mais alguém para além de nós percebe o que está a ver, e um relatório para entregar à médica na próxima consulta. Fiz também o rastreio bioquímico, mas o resultado leva duas semanas!

O médico suspeita também de um menino, mas sem certezas. Por isso ainda não pensamos em nomes, quer dizer, pensamos, mas não nos entendemos, por isso mais vale esperar.

Eu pensei que passando a barreira das 12 semanas e deixando a medicação que os enjoos iam melhor, mas acho que estou pior. Tenho a sensação que estou sempre enjoada... Há-de melhorar.

Estamos muito felizes e é isso que importa.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

12 semanas

Estou grávida.
Estou mesmo, mesmo grávida.
Não de uma mancha no ecrã, mas de uma pessoínha.
Uma pessoínha com um coração que bate.
Uma pessoínha com bracinhos e perninhas.
Uma pessoínha cheia de ossinhos.
Uma pessoínha que mexe quando cutucada com o aparelho de ecografia. (ao que o meu marido, que ainda não tinha aberto a boca, disse logo à médica: você não bata na criança!)


Viemos maravilhados da consulta, nota-se?

Falta a ecografia e o rastreio bio químico de 6ªf para sabermos que está mesmo tudo bem.

Vim com análises para fazer, nova consulta para daqui a 4 semanas e com a indicação para parar com o Zumenon e Progeffik assim que terminar os pouco que ainda tenho e substituir o Folicil por Natalben, que para além de ácido fólico tem vitaminas e iodo.

Ah e TALVEZ, TALVEZ, sem certezas nem promessas, a nossa intuição esteja certa e seja um menino.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Força de vontade


Ontem uma amiga perguntou-me o que já tinha comprado para o bebé, respondi-lhe nada!
Ela arregalou os olhos e disse "isso é que é força de vontade". 
Aparentemente gravidez é sinônimo de livre trânsito para compras.

Deveria ter já pensado nas coisas que me vão fazer falta e começado a comprar?

Primeiro acho cedo, continuo à espera de passar o marco das 12 semanas para pensar no que quer que seja.

Segundo estou (ou tento estar) cada vez mais desligada de coisas materiais, de compras e acumular tralha! Toda gente gosta de ter uma coisinha nova de vez em quando, mas o dinheiro é curto e viver com menos é um objetivo de vida
Bem sei que não vou criar um filho com uma fraldinha de pano e um biberon, mas também vou tentar ao máximo perceber aquilo que faz realmente falta e não cair em loucuras consumísticas. 
Entre ofertas, empréstimos e compras em 2ª mão espero fazer uma boa parte do nosso enxoval.  #tiopatinhas

Como tudo na maternidade, ideais tenho muitos, a ver vamos se são realistas.

Hoje é dia de consulta! 

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Quem sabe, sabe

Há umas semanas tivemos um jantar com alguns casais, um dos quais já sabia da novidade, outro não conhecíamos e outro que já não víamos há imenso tempo, mas que sabíamos que tinham o seu pequeno Guilhermes graças a tratamentos.

Assim que nos sentamos à mesa, perguntaram se eu queria vinho, nem tive tempo de responder, o meu marido disse logo "ela não pode porque está grávida!". Eu posso com isto?? Este homem deixou de saber guardar segredos... Enfim, foi uma festa e o assunto acabou maioritariamente por ser este o resto da noite.

A R. que fala bastante abertamente sobre a situação de infertilidade e os tratamentos que ela e o marido passaram, contou-me que queria mais um filho mas o marido não e já está quase com 40 anos, o que era uma pena porque tinham ainda embriões crio preservados. Brincámos até que agora ela nem precisava dele, bastava ir à clínica.
Hesitei se lhes contava da nossa situação, não por mim, mas pelo meu marido, mas não podia perder a oportunidade de falar pessoalmente com alguém que passou pelo mesmo
Senti-me como um daqueles combatentes do ultramar a trocar histórias de guerra. Tirando o apoio virtual que aqui tenho recebido (e que não vale pouco!), nunca tinha falado com alguém que realmente percebesse a angústia de passar por algo assim. Nunca me tinha sentido tão compreendida, lavei a alma! 

Sei que não é muito fácil falar destas coisas com outras pessoas, mas se tiverem a oportunidade de desabafar, façam-no.


terça-feira, 17 de setembro de 2013

Em falta

Em falta com atualizações
Em falta com as fotos prometidas
Em falta com visitas a outros cantos
Em falta com tanta coisa que pensei estar a fazer nesta altura...

Mas falta-me a energia. Não me estou a queixar, isso nunca, dou graças a Deus por cada enjoo e cada bocejo, mas tem sido uma fase extenuante. Enjoo muito, ando muito cansada e desde a semana passada comecei com prisão de ventre... Aceitam-se sugestões! Comecei esta semana a fazer tudo aquilo que me lembrei: sumo de laranja, ameixas, iogurtes activia, linhaça, aveia e outros cereais com fibra, a ver se isto regulariza.
Acho que o meu filho pensa que é o príncipe de Inglaterra! Coitadinho, acho que nem tem culpa, tenho a sensação que tudo isto é causado ou piorado pela medicação. Por isso tenho esperança que tudo estando ok na consulta, possa deixar ou diminuir a medicação e daqui a duas semanas isto melhore.
De resto penso que esteja tudo bem, nesta fase não há como saber, só me resta esperar pela consulta da próxima semana para descobrir.