quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014


As últimas semanas têm passado a correr. Muito, muito trabalho e por isso longas horas no escritório. Espero ter tudo mais controlado durante este mês, para que março seja mais calmo e de preparação para a chegada do Samuel.

As compras estão quase todas feitas, falta-me apenas algumas coisas da farmácia (produtos de higiene, chupetas, biberão...) e umas camisas de noite para mim.

Falta também arrumar o quarto, mas já comecei a lavar as roupinhas! :)

Esta semana comecei o curso de preparação para o nascimento e gostei muito da primeira aula. Temos também consulta para ver como está o piqueno.

5/52

Samuel: 31 semanas

4/52

Samuel: não se vê mas eu estava a sorrir 
porque ele se estava a mexer.

3/52

Samuel: another day in the office! 

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

29 semanas - Nós por cá

Acabei por não vir aqui contar da última consulta, à cerca de duas semanas. 
Peso mais 9kg (ainda não levei nenhum raspanete, mas já não deve faltar muito...), eu que queria ficar perto dos 10kg para a gravidez toda, já percebi que vai ser impossível. Eu já gosto de comer, agora o apetite está um bocadinho mais descontrolado e eu vou tentando manter-me entre comer tudo o que me apetece e viver angustiada pelos apetites não satisfeitos, mas é difícil.
Não tenho nenhuma foto do Samuel para mostrar, já voltámos aquela fase em que não percebemos quase nada das ecografias. Ele está grande demais para aparecer todo no ecrã, então vimo-lo aos bocados, e sinceramente é difícil perceber o que estamos a ver. Embora a médica vá sempre dizendo o que é e se estamos a ver também e nós a dizer uns sins muito pouco convincentes. Está tudo bem e é só isso que preciso de saber. 
Mas gostei muito de ver a carinha dele, pela primeira vez vi-lhe os olhinhos, em vez de dois buracos negros. Embora ele esteja de olhos fechados, na eco parecia que estava a olhar para nós. :)
Estava com cerca de 1kg e 30 e poucos cms. E estava de cabeça para baixo, o que ainda pode mudar, mas se ficasse já assim é que era bom.
A médica perguntou-me se sentia contrações, que seria a barriga mais dura e dores tipo as da menstruação, eu acho que não, pelo menos as duas coisas ao mesmo tempo não dei por isso, mas tenho andado mais atenta.

Entretanto já fui ao centro de saúde dar a injeção de Imunoglobulina Anti-D (Rh).

Já vou sentindo o "peso" da gravidez, canso-me a subir escadas e ao final do dia a barriga fica mais contraída e sinto-me um bocado desconfortável sentada à secretária. À noite só quero chegar a casa, jantar e caminha. Nestas alturas invejo quem tem um marido que saiba cozinhar.

Na realidade o único problema mais sério que tenho tido nesta gravidez é a candidíase, sei que é normal porque o sistema imunitário está em baixo, mas a minha já se tornou crônica... Faço o tratamento e algumas semanas depois ela volta. É a médica que me receita a medicação (e já experimentamos diferentes marcas), que como é de aplicação local não deverá ter efeitos sobre o feto, mas sinceramente não me sinto nada confortável em fazê-la tantas vezes. Tento tentado de tudo, roupa menos apertada e de algodão, muitos iogurtes naturais, diferentes produtos de higiene íntima, usar as toalhas só uma vez, dormir sem cuecas, mas nada parece fazer diferença. para além do meu próprio desconforto e dos efeitos secundários da medicação, há ainda o risco de contagiar o baby na altura do parto, é uma chatice pegada... Agora vou experimentar um remédio caseiro com vinagre diluído em água para ver se evito a medicação, a ver vamos se resulta.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

1/52

Um retrato por semana, todas as semanas.

Sigo o blog Che & Fidel há talvez dois anos e tem sido uma fonte de inspiração, pelas lindíssimas fotos, pelas crianças, mas especialmente pelo modo de vida simples, ligado à terra, ao universo e ao minimalismo.

O Projeto 52 consiste em tirar uma foto por semana ao(s) respetivo(s) rebento(s), todas as semanas do ano. Parece-me uma excelente ideia e um registo para a posteridade muito bonito dos nossos filhos. 

O meu filho é por enquanto uma manifestação subcutânea, mas que merece um registo semanal ora pois. Mesmo que seja numa deprimente foto de casa de banho... A sério, tenho que ser mais criativa!


Samuel: 1kg de gente que nos tem feito tão, mas tão felizes.

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

26 semanas - Nós por cá

2013 foi um ano montanha russa.
Começou devagar e a descer, a constatação de que a operação não tinha surtido efeitos, o juntar forças para pedir ajuda para conseguirmos engravidar, o primeiro tratamento falhado e depois sempre a subir com uma segunda tentativa que nos trouxe o nosso Samuel.



O meu bichinho que já mexe muito e cheio de força! Às vezes não acredito, olho-me ao espelho e estranho a barriga que vejo, compro uma pecinha de roupa e penso "a sério? estou a comprar isto para o meu filho?"
Ainda não anseio por ele cá fora, ao contrário do pai, para mim por enquanto aqui no forninho é que está bem.

Na semana passada fizemos análises de rotina, incluindo a prova de tolerância à glicose, não passei mal e os resultados foram normais. Esta semana temos consulta.

Somos mais felizes e não há outra maneira de pôr as coisas. 
Por muito bem que a vida pudesse correr bem noutros aspetos, a mágoa de um filho que não vem ensombra e desgasta. 
A nossa jornada não terminou, aliás ela está apenas a começar, nem será sempre tudo um mar de rosas, mas espero nunca me esquecer o que passámos para chegar aqui, nunca deixar de dar valor ao que é realmente importante e não tomar nada por garantido.

Feliz 2014!

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Nós por cá - 23 semanas

Não tenho grandes novidades, está tudo a correr normalmente.

Tenho-me sentido bem e a barriga vai crescendo. Já praticamente não tenho enjoos, mas a azia aparece quase todos os dias. Também tenho tido algumas insônias.
O aumento de peso tem sido maior do que eu gostaria, mas o apetite tem sido mais difícil de controlar. E agora vem aí o Natal e a passagem de ano, m-e-d-o!

O Samuel vai mexendo durante o dia e se estiver parado muito tempo, às vezes como um rebuçado só para o voltar a sentir! :P

A próxima consulta é só para janeiro e este mês apenas temos análises.


Fraldas Reutilizáveis

Na lista de coisas a fazer quando tivesse um bebé só para mim sempre estiveram as fraldas reutilizáveis.

Ora se faço tudo ao meu alcance para reciclar, poupar e evitar desperdícios e poluição, porque não, pelo menos tentar, fazer o mesmo com as fraldas do bebé?

Não tenho experiência, nem noção real do trabalho acrescido que vão dar, mas tenho muita vontade de pelo menos experimentar.
Convenci, com algum custo, o marido. Mostrei-lhe sites, estudos com os benefícios para a saúde do bebé, para o ambiente e para a carteira (acho que foi esta última que o convenceu...). Para além dele não faço questão que contar a mais ninguém porque as reações são péssimas! Quem não tem filhos faz aquela cara de nojo e acha que é pura parvoíce, quem tem filhos, ri-se e diz-me que não sei do que estou a falar. Não houve ainda ninguém que me dissesse: ok, para mim não dava, mas experimenta e logo me dizes. O que me deixa enervada, porque na realidade ninguém experimentou e por isso sabem o mesmo que eu.

O plano é comprar algumas de modelos diferentes e depois experimentar com o Samuel para ver o que funciona ou não.
Aqui tenho que tirar o chapéu ao meu marido, depois da desconfiança inicial, tem pesquisado imenso na net, principalmente no Youtube (nunca me tinha lembrado disto), onde mães falam da experiência que têm, fazem demonstrações e dão conselhos. 

Fizemos duas encomendas de sites diferentes, mas ainda nenhuma chegou. Sou grande adepta das compras online e 90% das vezes sai mais barato e cômodo, mas com estas duas compras, chiça penico!! A encomenda internacional está à dias perdida no triângulo das bermudas que é a alfândega portuguesa e a comprada cá foi perdida pela transportadora e estou a aguardar que a loja resolva a situação.